terça-feira, 28 de abril de 2009

Homo Zappiens


Dois autores holandeses trazem a definição de Homo Zappiens, para aquelas crianças nascidas na ‘geração digital’ (que teve inicio ao final dos anos 90). Curioso este termo, não?

O termo 'zapear' (fazendo referência ao zappiens) surgiu com o controle remoto da televisão, com a possibilidade de ficarmos trocando de canais a vontade, agora fazemos isto na internet com o clic do mouse.

As crianças imersas a esta cultura digital, desenvolvem várias habilidades, como: fazer várias coisas ao mesmo tempo (estar no msn, ouvir música e fazar os temas - por exemplo).

Como professores podem lidar com estes alunos? Como tornarem suas aulas mais atrativas para esta geração?
O que você pensa sobre isto?

Indicação de leitura:
VEEN, Wim e VRAKKING, Ben. Homo Zappiens: educando na era digital. Porto Alegre: Artmed, 2009.

4 comentários:

  1. Marc Prensky cunhou o termo nativos digitais (em oposição a imigrantes digitais como nós) para esta nova geração e diz que eles são "wired differently". Eles pensam e processam informação de uma forma radicalmente diferente de seus predecessores pois diferentes tipos de experiências levam a diferentes estruturas do cérebro.

    Ir mais rápido, explorar caminhos paralelos e até mesmo um tanto randomicamente é uma característica desta nova geração.

    Uma discussão sobre "digital natives" pode ser encontrada em no URL a seguir indicado: digital natives

    ResponderExcluir
  2. Oi, Jaque!
    Adorei teu blog! Está lindo e o assunto me interessa bastante.Percebo que, de fato, as crianças da última geração lidam com a tecnologia com uma familiaridade muito maior. Descobrem soluções em poucos minutos e parecem aprender as usar as ferramentas com mais facilidade. Creio que o uso de jogos acaba por auxiliá-las nesse processo, já que necessitam encontrar formas de resolver desafios em pouco tempo e, para isso, não têm receio de errar ou começar tudo de novo no ambiente.
    Beijos,
    Rosália

    ResponderExcluir
  3. Muito bonito teu blog e excelente a indicação de leitura, Jaque!
    A obra aponta inúmeras características do aluno da cultura digital, dentre as quais a habilidade no processamento da informação, a resolução de problemas de maneira hábil, a utilização de estratégias de jogo no enfrentamento de novidades, a coordenação de diferentes níveis de atenção, a execução de múltiplas tarefas e a facilidade de comunicação. A escola, para esse aluno, é um dentre inúmeros pontos de interesse, sendo necessário a ela acompanhar as condutas dos “homo zappiens”, orientando, articulando e ativando sua aprendizagem, baseada na construção do conhecimento em rede e em relações tornadas possíveis com a expansão da Internet.

    ResponderExcluir
  4. Huum...estou quase lendo este livro!
    Tá muito bom o teu blog Jaque! Parabéns!
    Bjkas
    Leticia:)

    ResponderExcluir