terça-feira, 8 de dezembro de 2009

terça-feira, 20 de outubro de 2009

sábado, 19 de setembro de 2009

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

terça-feira, 28 de abril de 2009

Homo Zappiens


Dois autores holandeses trazem a definição de Homo Zappiens, para aquelas crianças nascidas na ‘geração digital’ (que teve inicio ao final dos anos 90). Curioso este termo, não?

O termo 'zapear' (fazendo referência ao zappiens) surgiu com o controle remoto da televisão, com a possibilidade de ficarmos trocando de canais a vontade, agora fazemos isto na internet com o clic do mouse.

As crianças imersas a esta cultura digital, desenvolvem várias habilidades, como: fazer várias coisas ao mesmo tempo (estar no msn, ouvir música e fazar os temas - por exemplo).

Como professores podem lidar com estes alunos? Como tornarem suas aulas mais atrativas para esta geração?
O que você pensa sobre isto?

Indicação de leitura:
VEEN, Wim e VRAKKING, Ben. Homo Zappiens: educando na era digital. Porto Alegre: Artmed, 2009.
Olá Visitante,

A ideia deste blog surgiu a partir da disciplina de Teleducação, do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação/UFRGS.

A intenção deste espaço é que possa servir como local de discussão sobre assuntos relacionados aos Multimeios e Informática Educativa, tanto no ensino presencial quanto ao ensino a distância.

Sintam-se em casa!

Abraços, Jaque